19 maneiras de ganhar dinheiro com fotografia em 2024 – exemplos reais
Table of Contents
Talvez você não goste muito de retratos ou fotografia de eventos. Talvez você odeie a ideia de perder os seus finais de semana fotografando casamentos ou exibições lotadas. Ou, ao contrário, fazer as malas e sair para trabalhar é a sua forma favorita de ganhar dinheiro como fotografo.
Independentemente das suas preferências, existem várias formas de ganhar dinheiro com fotografia do jeito que você gosta, seja online ou offline.
Entre aulas de fotografia, serviços freelancer e venda de produtos personalizados, existem diversas maneiras lucrativas de ganhar dinheiro como fotografo. A seguir, listamos as 19 melhores formas de ganhar dinheiro com fotografia na internet. E para deixar tudo mais fácil ainda, listamos os prós e contras de cada uma dessas opções.
1. Venda telas impressas no Sellfy
Uma das formas mais fáceis de ganhar dinheiro com fotografia e vendendo telas impressas online. E advinha? Você não precisa de um fornecedor ou parceiro atacadista para fazer isso. Com os serviços de envio direto com impressão sob demanda do Sellfy, você pode começar a vender o seu trabalho assim que a sua loja estiver configurada. Por que não experimentar?
Além de ficarem incríveis em qualquer lugar, as telas impressas são uma bela maneira de exibir o seu trabalho. Telas e quadros são capazes de melhorar significativamente a decoração de qualquer ambiente, e por isso são itens utilizados com frequência por proprietários e designers de interior. Se você possui uma boa coleção de fotos de paisagens, por exemplo, suas chances de ganhar dinheiro com a venda de quadros e telas são incrivelmente altas!
Siga as seguintes instruções para abrir a sua conta Sellfy:
- Escolha um plano de assinatura ou aproveite o período de teste grátis por 14 dias para descobrir se a plataforma atende as suas necessidades. Lembre-se de que o você pode fazer o upgrade para uma conta paga a qualquer momento para ter acesso a funcionalidades adicionais.
- Após verificar o seu e-mail, você poderá começar a adicionar produtos a sua loja. Tudo o que você precisa fazer e encontrar a seção Products no seu dashboard e selecionar a opção Print on demand. Escolha uma categoria de produto e comece a fazer o upload de arquivos.
- Quando terminar, clique em Continue para dar nome e adicionar uma descrição ao produto. Clique em Save product para começar a exibir o produto na sua loja.
Nota importante sobre qualidade: Siga nossas dicas e melhores praticas de impressão sob demanda para preparar o arquivo perfeito para impressão. Esta é uma etapa indispensável para garantir a qualidade dos seus produtos.
Prós:
- As impressões em tela ficam lindas em qualquer lugar e duram mais do que impressões emolduradas. Além disso, elas são incrivelmente fáceis de vender com o serviço de impressão sob demanda do Sellfy.
Contras:
- As impressões em tela podem sair mais caro do que as impressões emolduradas, assim como outros tipos de produtos impressos.
2. Dê aulas de fotografia online
Você pode ganhar muito dinheiro compartilhando o seu conhecimento sobre fotografia.
Mas existe um porém:
Apesar de ser um ótimo fotografo, você pode não ser o melhor dos professores. Assim como fotografia, ensinar é uma questão de talento tanto quanto de habilidade. Antes de se aventurar neste ramo, pergunte a si mesmo se ensinar é realmente algo que você seria bom e se sentiria bem em fazer.
Se a resposta é sim, comece a se candidatar como instrutor em plataformas de educação populares, como Udemy e Skillshare.
Para começar:
- Siga as aulas de excelentes instrutores de fotografia. Pesquise sobre o tópico nas principais plataformas de educação e siga os cursos mais bem avaliados.
- Aperfeiçoe o seu portfólio e perfil no Instagram. As pessoas provavelmente vão querer conferir o seu trabalho antes de se inscrever no seu curso. Ou seja, para se lançar como instrutor, é importante que tanto o seu perfil no Instagram quando o seu portfólio sejam convincentes o suficiente para fazer com que as pessoas se inscreverem.
- Prepare vídeos cativantes como prévia do seu trabalho. Seus estudantes em potencial também vão querer uma prévia do seu trabalho antes de se inscrever no seu curso. Inclua informações valiosas no seu vídeo, mas sem entregar tudo de bandeja. Deixe as pessoas querendo mais.
- Encontre uma abordagem diferente. Não diga apenas que você ensina fotografia. Decida se você é um especialista em fotografia de vida selvagem ou um guru dos ensaios fotográficos. Talvez você goste mais dos aspectos técnicos da fotografia, ou prefira o lado artístico dela.
Mas quanto você realmente pode ganhar dando aulas de fotografia online?
Bom, os 10 instrutores mais bem avaliados no Udemy faturaram mais de US $1.6 milhões no período de um ano. Já no Skillshare, existem tutores faturando mais do que US $30 mil por ano. Para iniciantes, esses números são obviamente difíceis de alcançar. No entanto, você pode esperar ganhar entre US $100 e US $1.000 desde a sua primeira aula relevante.
Prós:
- Um processo empolgante, com o qual você também pode aprender.
- Cursos de boa qualidade rendem uma boa receita (você só precisa gravá-los uma vez para ter uma fonte de renda recorrente a longo prazo).
Contras:
- A criação de um curso é um processo complicado que pode levar algum tempo.
- A concorrência pode ser acirrada, ou seja, é importante que o seu curso se destaque do resto.
3. Venda produtos digitais
Se você tem literalmente qualquer tipo de produto digital para vender, o Sellfy é o lugar certo para começar.
Funciona assim:
Você cria uma loja online com o Sellfy e adiciona o que quer vender a ela. Depois é só criar uma boa descrição, definir um preço e publicar o produto quando você quiser. Todo o processo leva menos de 5 minutos.
Confira alguns produtos digitais relacionados a fotografia que você pode vender:
- Presets de vídeo ou fotografia
- E-books ou whitepapers sobre os aspectos técnicos da fotografia
- Fotos artísticas
- Mockups
- Templates de Photoshop e scripts para edição fotográfica
- LUTs
Você também pode vender suas aulas de fotografia pelo Sellfy. Dessa forma você pode evitar as taxas cobradas pelas plataformas de educação. Confira o nosso artigo sobre produtos digitais para mais ideias e inspiração.
Prós:
- Uma forma incrivelmente fácil de disponibilizar a sua arte para venda online.
- Você pode customizar a sua loja para que ela represente a sua marca e tenha uma aparência mais profissional.
Contras:
- Depois de publicar os seus produtos, você vai precisar encontrar uma forma de promovê-los. O Sellfy oferece diversas ferramentas de marketing integradas que podem ajudar, incluindo e-mail marketing, upselling e descontos.
Aqui estão alguns exemplos de fotógrafos que fazem sucesso vendendo seu trabalho no Sellfy:
- A fotógrafa de viagens Sorelle Amore vende presets de Lightroom em sua coleção Hipster AF, que inclui os presets Fixie, Beard Oil e Wes Anderson.
- A modelo e designer Flicka Elisa publica ensaios de moda no Instagram e vende presets de Lightroom batizados em homenagem a diversos ícones.
- Christian Maté Grab é um cineasta, fotógrafo e viajante que ofererece LUTs e presets de Lightroom em sua loja lindamente customizada no Sellfy.
4. Venda posters, roupas e suvenirs estampados com suas fotografias
Você pode ir além dos quadros e álbuns fotográficos. Hoje em dia é possível vender quase qualquer na internet, principalmente se ela estiver estampada com algo bonito e interessante.
Confira alguns lugares onde você pode vender produtos fotográficos:
- O Facebook é um ótimo lugar para começar. Crie uma página comercial para o seu produto ou marca, convide as pessoas a segui-la e incentive a promoção do seu trabalho. O Facebook também conta com um marketplace que permite a compra e venda de produtos diretamente pelo app.
- O Etsy é ideal para a venda de artesanato e arte digital, como pôsteres, templates de convites de casamento, cartões postais, etc.
- O Fine Art America é um marketplace especializado em arte original, fotos impressas, decoração, etc.
- O Instaproofs é um serviço que coleta as fotos do seu Instagram e ajuda você a prepará-las para venda.
- O serviço de impressão sob demanda do Sellfy fica responsável pela impressão, embalagem, branding, e envio dos seus produtos para os consumidores. Crie camisetas, pôsteres, canecas, sacolas e outros suvenires customizados no gerador de mockups ou faça o upload dos seus próprios designs.
Prós:
- Uma forma agradável e descomplicada de ganhar dinheiro de forma independente.
- Uma maneira segura de descobrir se os seus produtos estão em demanda antes de investir mais no negócio.
Contras:
- Os serviços de impressão sob demanda ficam com uma porcentagem da sua receita.
5. Faça reviews de produtos fotográficos no YouTube
A maioria das pessoas procura reviews online antes fechar uma compra, principalmente ao escolher produtos tecnológicos ou de maior valor. Se você possui um bom conhecimento técnico sobre produtos fotográficos, por que não criar os seus próprios reviews?
A indústria fotográfica depende em parte da venda e upselling de tecnologia, equipamentos e acessórios. Câmeras, lentes e flashes estão entre os produtos mais comuns que podem ser avaliados por dinheiro.
As pessoas que fazem sucesso com reviews de equipamento fotográfico nem sempre são bons fotógrafos. No entanto, seu conhecimento técnico é suficiente para que elas ganhem a vida fazendo reviews profissionalmente. Com o tempo, você pode expandir sua audiência, ganhar influência e fechar mais negócios avaliando produtos que você ama online.
Confira as melhores formas de ganhar dinheiro com reviews no YouTube:
- Anúncios. Se você já tem um bom volume de visualizações, exibir anúncios antes dos seus vídeos pode ser uma ótima opção. Saiba mais sobre como ganhar dinheiro no YouTube.
- Marketing de afiliados. Adicione links as descrições dos seus vídeos e receba comissões por cada compra realizada pelos seus seguidores. Você pode até fazer o review de produtos que você já possui com o programa Amazon Associates, por exemplo.
- Patrocínios pagos. Marcas estão sempre a procura de especialistas para avaliar seus produtos. Os seus primeiros reviews provavelmente não serão pagos e você vai precisar cobrir os produtos que você já tem. Mas a medida que a sua audiência for crescendo, você vai poder entrar em contato com mais marcas via e-mail ou pelo Twitter para fechar patrocínios pagos. Você também pode usar sites como o Famebit para pesquisar patrocínios por categoria.
Prós:
- Uma vez que você tenha dominado vídeos de reviews, esta pode se tornar uma boa fonte de renda.
- Você pode combinar diferentes fontes de renda em um único vídeo (ex.: anúncio, patrocínio ou Patreon).
Contras:
- Pode levar algum tempo até que você consiga conquistar uma audiência grande o suficiente para começar a ganhar dinheiro. Por exemplo, 1.000 visualizações no YouTube geram apenas cerca de US $2 em anúncios. Em outras palavras, para conseguir US $1.000 no YouTube, você vai precisar de pelo menos um milhão de visualizações. No entanto, vídeos patrocinados podem gerar uma renda mais substancial.
- Você vai precisar publicar conteúdo regularmente, ou seja, esse é um hobby que pode tomar bastante do seu tempo.
6. Crie um blog de fotografia
Se você gosta de escrever, ter um blog pode ser uma ótima adição ao se repertório de habilidades fotográficas. Para se destacar entre a concorrência escolha uma abordagem diferente e interessante, como:
- Fotografia de viagens/aventura
- Dicas técnicas para fotógrafos
- Insights filosóficos sobre fotografia artística
- Fotografia de moda
- Como tirar as melhores fotos de comida
Em outras palavras, escreva sobre o que você ama ou entende bem. A melhor parte? Você pode lucrar com isso.
Você pode ganhar dinheiro com um blog de fotografia:
- Adicionando anúncios ao seu blog e sendo pago toda vez que alguém clicar neles.
- Escrevendo reviews sobre produtos fotográficos. Se você tem experiência com fotografia, a sua audiência com certeza vai querer saber a sua opinião sobre o equipamento que você utiliza. Por outro lado, marcas vão querer patrocinar o seu trabalho.
- Oferecendo conteúdo pago adicional e upgrades nos seus artigos, como e-books, tutoriais online, consultoria ou produtos relacionados (dica: você pode criar upgrades diretamente na plataforma Sellfy).
- Marketing de afiliados. Adicione links patrocinados ao seu conteúdo. Toda vez que um leitor clicar neles e fazer uma compra, você será recompensado com uma porcentagem do valor da compra. Dessa forma você ganha dinheiro oferecendo conteúdo útil para a sua audiência.
- Escrevendo para blogs de fotografia e canais de mídia que pagam colaboradores convidados.
Prós:
- Você não precisa investir muito para começar um blog. Boas habilidades de escrita e experiência no assunto são suficientes.
Contras:
- Você vai precisar postar regularmente e ter bastante disciplina para postar novo conteúdo pelo menos 2 ou 4 vezes por mês.
7. Venda suas fotos para bancos de imagens
A venda de fotos para bancos de imagem é um “bico” comum para muitos fotógrafos. Entre as opções mais conhecidas estão Shutterstock, iStock, Dreamstime e BigStock.
O valor pago por cada foto baixada costuma ser baixo, por isso você precisa priorizar quantidade e publicar grandes volumes de imagens regularmente. A chave para ser notado nos bancos de imagem? Utilizar palavras-chave relevantes e com grande volume de pesquisa.
Aqui estão outros pontos importantes a serem considerados:
- Concentre-se em fotografar o que você gosta (apenas tenha cuidado para que a qualidade da imagem seja boa).
- Use o tamanho e formato de arquivo mais adequando para cada plataforma.
- Adicione metadados a cada imagem (utilizar legendas e palavras-chave relevantes é muito importante).
- Foque no que pode continuar vendendo a longo prazo e não em algo que só vai funcionar por uma semana ou mês.
- Para aumentar a sua receita, faça o upload de imagens regularmente durante o todo o ano.
- Encontre uma área com pouca concorrência e alta demanda.
- Siga as tendências de fotografia para saber o que estará em alta demanda no próximo ano.
Prós:
- Esta pode ser uma fonte de renda passiva a longo prazo. Ou seja, imagens publicadas anos atrás pode continuar gerando receita por muito tempo.
- A sua receita vai crescer com o tempo.
- Uma fonte de renda extra para todos os seus outros trabalhos.
Contras:
- Inicialmente, a sua renda provavelmente vai ser pequena. No entanto, ela pode crescer com o tempo.
8. Disponibilize seus serviços em plataformas de trabalho freelancer
Procurando por oportunidades de trabalho relacionadas a fotografia e edição? As plataformas de trabalho freelancer são um bom lugar para encontrar clientes. Algumas das plataformas de mais populares incluem Fiverr, Upwork e Freelancer.
Aqui estão alguns trabalhos que pode ser encontrados nessas plataformas:
- Fotografia de produtos (com ou sem modelos)
- Apresentação de comidas, styling, e fotografia
- Manipulação de imagens
- Revelação e edição de negativos
- Seleção e criação de coleções de fotos de casamento
- Fotografia de produtos para a Amazon
Além de se juntar a estas plataformas, existem outras maneiras de encontrar os seus primeiros clientes. Você pode aproveitar contatos pessoais e profissionais, compartilhar o seu trabalho nas redes sociais, ou entrar em contato diretamente com empresas (para oferecer fotos mais profissionais do que aquelas que aparecem website delas, por exemplo).
Prós:
- Se juntar a uma plataforma freelancer é uma forma simples de testar as suas habilidades, descobrir se há demanda pelos seus serviços e expandir o seu portfólio.
Contras:
- As plataformas freelancer cobram uma porcentagem (~20%) sobre os seus ganhos.
A maioria dos usuários do Fiverr faturam pelo menos US $100 por mês. No entanto, pelo menos 30% deles ganham entre US $100 e US $499 ou mais. Com persistência e trabalho duro, você chega lá.
9. Especialize-se em fotografia de viagem
Ganhar dinheiro enquanto viaja é provavelmente o sonho de muitos amantes da fotografia. Mas isso é realmente possível? Com certeza. Aliás, muitas pessoas estão fazendo isso enquanto você lê este artigo.
Algumas formas de ganhar dinheiro como fotografo de viagens:
- Anúncios e links de afiliados no seu blog de viagens ou canal no YouTube.
- Venda de guias de viagem com fotos e dicas sobre os melhores lugares para fotografar.
- Publicação de vídeos de viagem on YouTube.
- Parcerias com marcas no Instagram.
- Venda de imagens para revistas ou websites de viagem (dica: é sempre uma boa ideia focar em canais da sua região ou cidade, já que eles são tem mais chances de publicar um autor local).
- Ensaios fotográficos e filmagens para hotéis, agências de turismo ou fóruns.
- Publicação de fotografias em sites de baco de imagens.
- Venda de fotografias em um website próprio.
Além disso, você pode fechar parcerias para viagens e acomodações patrocinadas com diferentes clientes, reduzindo significativamente as suas despesas.
Prós:
- Obviamente, você vai ganhar dinheiro viajando pelo mundo!
Contras:
- Assim como muitos trabalhos dos sonhos, você precisar suar um pouco para começar a ter sucesso. A audiência dos criadores de conteúdo Hannah e Nick aumentou bastante depois que a GoPro compartilhou as suas fotos no Instagram, resultando em 6.000 novos seguidores.
10. Torne-se um fotojornalista freelancer
Fotógrafos freelancers podem trabalhar para revistas de viagens, canais de mídia locais, jornais ou agências de fotografia.
As suas chances de ser contratado dependem do tamanho e da autoridade a empresa escolhida. A National Geographic, por exemplo, exige pelo menos cinco anos de experiência em fotojornalismo e um diploma em outra área além de fotografia.
No entanto, canais de mídia menos proeminentes podem aceitar publicar as suas fotos simplesmente por que você é bom.
Aqui estão algumas dicas para fotojornalistas aspirantes:
- Publique o seu trabalho. Esconder as suas fotos por razões de segurança ou medo de violações de diteiros autorais não é uma estratégia que ajudará você ser notado. Ao invés disso, escolha websites respeitáveis para compartilhar as suas fotos e atualize o seu portifólio regularmente.
- Envie e-mails para editores de imagem (ou editores-chefe) de jornais locais. Envie uma foto ou um catálogo completo em anexo, apresente-se brevemente e explique que você realizou este trabalho recentemente e achou que eles pudessem se interessar. Se as fotos forem boas o suficiente ou mostrarem eventos atuais, seu trabalho será notado.
- Contratos são muito importantes na hora de ser publicado. O networking também é um processo que leva tempo; por isso, é importante que você esteja sempre de olhos abertos para amigos em comum, contatos no LinkedIn ou eventos com novas oportunidades.
- Não desista. Se a sua foto não for aceita inicialmente, faça o follow up. Se ela não for aceita em um, dois, três sites, continue a enviá-la para outros. Seja sistemático, seja paciente e mostre profissionalismo em cada e-mail que enviar.
- Mostre a sua experiência em outros campos além da fotografia. Mencione que você é um ávido viajante, ativista ambiental, apoiador de causas humanitárias, entusiasta musical, etc. Todas estas áreas de especialização podem agregar valor ao seu currículo.
- Siga fotojornalistas profissionais nas redes sociais, inspire-se com o seu trabalho e procure oportunidades de networking.
Prós:
- Quando começar a ser notado e desenvolver mais contatos, você vai poder transformar o fotojornalismo em um trabalho regular e em tempo integral.
Contras:
- O fotojornalismo é um campo altamente competitivo. Ou seja, você vai precisar de muito tempo e esforço para ter sucesso.
- Se quiser ser levado a sério, você vai precisar investir em equipamento profissional. O equipamento mais básico deve incluir pelo menos uma câmera com uma lente grande angular e uma teleobjetiva.
11. Encontre oportunidades na sua região
Ao invés de usar o seu computador para ganhar dinheiro online, você também pode encontrar oportunidades longe da internet saindo para as ruas. Dependo de onde você mora, sua vizinhança pode oferecer oportunidades para ganhar dinheiro com fotografia.
Aqui estão algumas ideias:
- Organize viagens e excursões. Não importa se você mora numa cidade grande ou em uma pequena vila; com certeza existe uma abordagem para a apresentação de lugares interessantes e atividades locais para turistas.
- Dê aulas de fotografia para crianças e adultos na sua vizinhança.
- Ofereça workshops para iniciantes no centro comunitário local.
- Organize exibições. Você pode ser especializado em arte, vida selvagem ou retratos. Se as suas imagens forem boas, você com certeza vai cativar uma audiência disposta a pagar pelo seu trabalho.
12. Monetize a sua conta no Instagram
Pense no seu Instagram como um segundo portifólio. Certifique-se de que ele tenha uma boa aparência a medida que você começa a espalhar o seu nome em busca de novos clientes. O Instagram pode ser uma poderosa ferramenta para o impulsionamento de vendas de produtos digitais, como presets de fotografia. Ele também pode ajudar você a ganhar mais dinheiro com o marketing de afiliados.
Quando tiver seguidores o suficiente, você vai poder começar a monetizar a sua conta no Instagram. Se você sabe bater ótimas fotografias, é provável que você seja contatado por marcas interessadas em divulgar produtos na sua página.
Leia este artigo para saber mais sobre como vender no Instagram.
Prós:
- Uma forma garantida de ganhar fama se você chegar ao status de micro-influencer.
Contras:
- Entender o algorítimo do Instagram pode ser complicado.
13. Especialize-se em fotografia de casamento
Fotografias de casamento costumam ser um nicho bastante lucrativo. Além de se beneficiar de um enorme potencial de lucro, você também vai desempenhar um papel vital na hora de capturar um dos momentos mais felizes da vida de muita gente. Se você sabe fazer bons retratos, é provável que você também seja bom com fotografias de casamento. Dito isso, a pressão envolvida é grande, já que as expectativas dos clientes quanto ao resultado final são geralmennte enormes.
Para convencer os noivos de que é perfeito para o trabalho, você precisa:
- Ter um belo portfólio que inclua fotos de casais, amigos e famílias em cenários esteticamente agradáveis.
- Demonstrar que está disposto a ir além para realmente capturar os momentos mais bonitos do casamento (mostrando a sua paixão por fotografia através de um vídeo, por exemplo).
- Fazer sessões fotográficas de noivado.
A melhor forma de convencer as pessoas? Criar um website com foco em casamentos. Adicione um toque sonhador a ele e faça o upload de algumas de suas fotos mais estilizadas de casais em trajes de casamento ou noivado. Aliás, você pode fazer tudo isso facilmente com Sellfy sem ter que passar pelo incômodo de criar um site do zero. Leia mais sobre como começar a usar o Sellfy.
Prós:
- Enorme potencial de lucro quando você se tornar conhecido.
Contras:
- Um trabalho desafiador, já que as expectativas do cliente sempre são enormes.
14. Ganhe dinheiro com cinemagrafia
Se você é apaixonado por fotografia, por que não ir além criando cinemagrafias?
Uma cinemagrafia é um tipo de conteúdo de vídeo, onde uma pequena porção da foto é animada. Basicamente, trata-se de um gif com aparência mais profissional.
As cinemagrafias literalmente dão vida as fotos, tornado-as ainda mais atraentes nos feeds de redes sociais. É o clickbait perfeito para ganhar mais seguidores e conquistar a lealdade do público.
Mas como animar fotos para a venda?
Aqui estão algumas dicas:
- Use um aplicativo gratuito, como o Cinemagraph Pro para editar as fotos do seu smartphone e criar cinemagrafias de qualidade.
- Faça o upload de fotos animadas no seu Instagram e veja a sua base de seguidores crescer.
- Como alternativa, você também pode fazer o upload de cinemagrafias no Flixel e publicar seus links em uma landing page ou website próprio.
Prós:
- O apelo visual das cinemagrafias quase certamente vai garantir mais interesse nos seus produtos. A Microsoft, por exemplo, utiliza este recurso para impulsionar suas campanhas de marketing.
Contras:
- Descobrir como transformar fotos e cinemagrafias pode levar tempo para iniciantes.
15. Trabalhe como freelancer para o Airbnb
Sim, é isso mesmo que você leu. Você pode fazer trabalhos como freelancer para o Airbnb. Legal, não é mesmo?! Então, se você é apaixonado por fotografia, este pode ser um projeto secundário bastante lucrativo. O Airbnb está sempre a procura de profissionais talentosos para fotografar suas opções de aluguel mais populares.
O trabalho é parecido com a fotografia para o mercado imobiliário, só que um grande bônus: a chance de ser pago para viajar trabalhando como freelancer para o Airbnb.
Prós:
- Se você é um fotógrafo que também gosta de viajar ou experimentar as opções de aluguel do Airbnb, está é a oportunidade perfeita.
Contras:
- Você vai precisar entrar em contato com o Airbnb e atender a sua lista de requisitos para ser contratado.
16. Crie e venda álbuns de fotografias
Outra forma de ganhar dinheiro é criar e vender álbuns de fotografia. Embora as galeiras e portifólios online sejam mais comuns, criar álbuns de fotografia físicos também pode ajudar o seu negócio. Além de ser uma ótima forma de compartilhar os seus talentos com clientes, esta também é uma boa opção de presente para amigos e familiares.
Aqui estão algumas ideias de temas para o seu álbum de fotografia:
- Casamentos
- Animais ou pets
- Viagens
- Família
- Fotografia infantil
- Autobiografia
Você pode vender e distribuir os seus álbuns de fotografias no Blurb, por exemplo. Ao utilizar este serviço, você será capaz de vender pela Amazon, Instagram, Apple iBooks Store ou Kickstarter. Você também pode transformar o seu álbum de fotografia em um e-book.
Prós:
- Um produto físico que pode ser apreciado por familiares, amigos, e clientes.
- Quando mais álbuns de alta qualidade você criar, maiores serão as suas chances de faturar.
Contras:
- O tempo e o custo envolvidos na criação e distribuição de um álbum de fotografias.
- É provavelmente uma opção mais lucrativa para quem já possui uma grande base de seguidores.
17. Compartilhe seu trabalho em sites de fotografia gratuitos
E se eu dissesse que você nem sempre precisa vender as suas fotos para bancos de imagem pagos para ganhar dinheiro? Embora pareça uma má ideia, compartilhar o seu trabalho em sites gratuitos pode ser uma ótima forma de impulsionar o seu negócio.
Vamos explicar:
- Quando você faz o download de uma imagem em um site como o Unsplash, você vai perceber uma mensagem pedindo que você ajude o contribuidor a ganhar exposição atribuindo a imagem adequadamente.
- Quando você faz o download de uma imagem no Pexels, você vai perceber um grande botão de doação ao lado do nome do contribuidor.
- Quando você faz o download de uma imagem no Pixabay, você vai ser convidado a linkar o autor, segui-lo no Instagram e a fazer uma doação.
Embora o potencial de lucro não seja tão alto quanto as ideias anteriores, esta ainda é uma opção relevante.
Você pode usar estes sites para ganhar mais exposição e popularidade enquanto explora outras ideias de negócios mais lucrativas. Não custa tentar, certo?
Prós:
- Você vai ficar surpreso com quantas pessoas se dispõem a fazer doações.
Contras:
- Como mencionado anteriormente, não é tão lucrativo quanto outras opções.
18. Participe de concursos de fotografia
Os concursos de fotografia não são algo que vem em mente quando você pensa e geração de renda. No entanto, com um pouquinho de sorte você pode acabar ganhando um grande prêmio em dinheiro. Alguns concursos oferecem novos equipamentos como parte do prêmio, outros a chance de ter o seu trabalho exibido em uma galeria.
Independentemente de qual for o prêmio, vale a pena tentar porque o seu trabalho será provavelmente exibido no site da concorrência. Ou seja, você pode expor o seu trabalho e atrair novos seguidores mesmo que não ganhe.
Se você está interessado em tentar a sorte em um concurso de fotografia, eu recomendo que você crie o seu próprio website Sellfy para que as pessoas possam ver (e potencialmente comprar) mais do seu trabalho.
Aqui está uma boa lista de concursos de fotografia no Photo Contest Guru. Aqui está outra lista.
Prós:
- A chance de ganhar um prêmio em dinheiro de mais de US $1.000. Preciso dizer mais?!
Contras:
- Forte concorrência por parte de outros fotógrafos talentosos.
19. Ofereça serviços e tutoriais de edição ou restauração
Além dos ensaios fotográficos, você também pode oferecer serviços de retoque ou restauração como parte do seu negócio online. Se já possuir um portfólio que demonstre as suas habilidades, é provável que você também consiga vender serviços de edição de imagens.
O retoque de imagens envolve o ajuste de tons, cores ou luz. Mais do que isso, é um serviço que exige olhos bem treinados. Novos aplicativos de edição facial vem surgindo com cada vez mais frequência ao longo dos anos.
Embora possam ser úteis para a edição e retoque de pequenos detalhes, estes aplicativos deixam muito a desejar. A principal razão para isso é que geralmente as fotos editadas acabam ficando com uma aparência pouco natural.
É por isso que se promover como um fotografo que oferece serviços de edição profissional pode ser uma opção lucrativa para o seu negócio.
Aliás, você nem precisa ter o Adobe Photoshop para fazer esse trabalho. Existem centenas de aplicativos no mercado especificamente desenvolvidos para fotógrafos, que funcionam tão bem quanto as opções de desktop.
Outra opção de serviço é a restauração de imagens, pois o mercado de restauração de fotografias antigas ou danificas está em crescimento. Além de apelar aos amantes da fotografia vintage, este serviço vai fazer com que você se destaque em um nicho específico.
Dica extra: Se retocar as fotografias de outras pessoas não é a sua praia, tente filmar e vender tutoriais sobre como editar e reparar fotos para outros fotógrafos.
Aqui estão algumas ideias:
- Venda tutoriais de Photoshop no seu blog ou website e monetize o conteúdo com anúncios.
- Junte-se a programas de anúncios como o YouTuber Partner Program e crie vídeos tutoriais.
Prós:
- Há uma grande demanda por serviços de edição o retoque. Ou seja, clientes não vão faltar.
Contras:
- Se você não possui um portfólio existente, você vai precisar investir em serviços de marketing.
Conclusão
Fotografia pode ser um hobby caro, mas você tem o poder de transformá-lo em uma fonte de renda estável. Antes de começar, decida o que você mais ama sobre fotografia. É a parte artística ou, pelo contrário, os aspectos detalhes técnicos da profissão?
O ideal é que você faça um curso de fotografia e experimente diferentes gêneros para encontrar seu nicho favorito. Finalmente, decida se você está procurando um trabalho secundário ou uma profissão em tempo integral, e só então mergulhe no emprego dos sonhos que o ajudará a ganhar dinheiro com a fotografia.
FAQ: Como ganhar dinheiro com fotografia na internet
Como ganhar dinheiro com fotografia profissional?
Fotógrafos podem ganhar dinheiro de várias maneiras diferentes. Eles podem oferecer seus serviços para eventos, fazer retratos e participar projetos comerciais. Outra opção é vender produtos digitais, como impressões, imagens, tutoriais e presets. Felizmente, plataformas de e-commerce como o Sellfy permitem que fotógrafos criem suas próprias lojas online para vender seu trabalho para uma audiência global.
Quanto dinheiro você pode ganhar como fotografo?
A sua receita pode variar com base em fatores como experiência, nicho e estratégia de marketing. Alguns fotógrafos vivem confortavelmente, enquanto outros precisam complementar a sua renda com trabalhos secundários. Geralmente, o sucesso se resume à construção de um bom portfólio e de uma base sólida de clientes, assim como da promoção efetiva do seu trabalho.
Como receber renda passiva como fotografo?
A criação e venda de produtos digitais, como presets para Lightroom, e-books ou cursos online, permite que fotógrafos tenham acesso a uma renda passiva estável. Depois que esses produtos são criados e postos a venda, eles podem continuar gerando receita sem que você precise fazer muito esforço. Vender por meio de plataformas como Sellfy pode ajudá-lo a automatizar o processo de gestão de pagamentos e entrega de produtos.