Como a criadora de conteúdo e violinista multi-talentosa EfikZara administra um lucrativo negócio de cuidados capilares no Sellfy

By Aleksey Haritonenko read
17 Sep, 2024
Como a criadora de conteúdo e violinista multi-talentosa EfikZara administra um lucrativo negócio de cuidados capilares no Sellfy

Uma mulher de vários talentos, Zara é uma violinista e compositora profissional baseada na Nigéria. Além da sua carreira principal, ela é uma cineasta com mais de 17 anos de experiência. Ela também é uma criadora de conteúdo apaixonada e defensora do cabelo natural.

Zara descobriu seu amor por cabelo natural durante a faculdade. Aos poucos, ela começou a compartilhar a sua paixão com pessoas online e, a medida que a sua base de seguidores crescia, ela decidiu criar produtos digitais sobre o tópico.

Hoje, com a ajuda do Sellfy, ela vende recursos sobre cuidados com cabelos naturais e produtos informacionais digitais para uma base de mais de 105 mil seguidores no Instagram e mais de 171 mil inscritos no YouTube. Zara encontrou o Sellfy por meio de outros criadores que ela adora. Ela escolheu a plataforma devido a sua facilidade de uso e altas taxas de conversão.

Nesta entrevista, Zara fala sobre como ela administra o seu negócio online com marketing efetivo e como ela lida com seus vários empreendimentos criativos. Ela também compartilha três ótimos conselhos para quem está pensando em se tonar um empreendedor digital de sucesso.

Fale sobre você. 

Eu sou uma violinista e compositora profissional. Não existe nada que eu ame mais do que compor. Então, esta é a minha principal carreira e é o que estudei na universidade.

Uma prévia do Instagram da Zara

Durante meus estudos, também desenvolvi uma paixão por cabelo natural. Eu sou realmente apaixonada por isso e gosto de fazer coisas que ajudam o meu cabelo a crescer saudável. Eu nunca pensei que o meu hobby se tornaria o que é hoje, mas aqui estou! Estou no YouTube há mais de uma década agora.

Quando eu visitei a Nigéria pela primeira vez e depois voltei, eu não sabia que acabaria morando lá também. Foi onde eu descobri a minha paixão por fotografia. Eu já era uma editora de vídeo há bastante tempo, mas então eu comecei a desenvolver as minhas habilidades de cinematografia, e as combinei com a edição.

O que despertou o seu interesse em cabelo natural e como você acabou monetizando isso?

Primeiro eu comecei a fazer isso por diversão. E não sabia que conseguiria ganhar dinheiro com isso. Mas eu fui inspirada pelas pessoas que acabaram me motivando a adotar um penteado natural. E depois, eu apenas comecei a compartilhar o pouco que eu sabia online.

Um dos meus amigos, assim como o criador Sellfy Prince Meyson, estavam realmente no meu pé tentando me convencer a lançar produtos digitais cerca de dois ou três anos antes de eu finalmente fazer isso. Sou o tipo de pessoa que não se compromete com algo até me sentir pronta, então não lancei nada até sentir que era o momento certo. 

Sou perfeccionista, o que é provavelmente um dos meus maiores problemas. Mas também sinto que é um dos meus pontos fortes, pois isso fez com que o meu trabalho se destacasse mais. Coloco muita energia nas coisas que faço.

Então, definitivamente foi um processo chegar ao momento certo para começar a lançar os meus produtos digitais.

Como você cria e desenvolve os seus produtos digitais? Qual é o seu processo?

Bom, o processo com o meu primeiro e-book, Recipe Bible, foi árduo porque, por mais que as receitas sejam parte de mim, sinto que elas também são parte do que me faz ser quem eu sou.

Além disso, sinto que produtos de cuidados com o corpo ou cabelo em geral — produtos que as pessoas ingerem ou aplicam no corpo — precisam ser desenvolvidos com cuidado. Então, garantir que as porcentagens estivessem corretas e as receitas coesas e acessíveis foi mais desafiador do que garantir que o produto final fosse legal.

Sobre design, sinto que geralmente sou boa em projetar as coisas, mas também conheço minhas forças e fraquezas. Então eu contratei um dos meus colegas que é um designer talentoso e entende a minha estética para tornar o meu e-book mais visualmente atraente.

Sou uma grande defensora da delegação de tarefas quando necessário. Por mais que eu goste de fazer as coisas sozinha, sei que certas coisas são difíceis para mim. E sei que existem pessoas que passaram a vida aperfeiçoando essas habilidades. Então por que fazer sozinha se posso contar com a ajuda de alguém bem qualificado?

Quanto aos meus outros produtos digitais — o e-book Holy Grail, o Extreme Hair Growth Calendar, e o Haircare Planner — eu os desenvolvi sozinha.

EfikZara’s Sellfy store

Sei que existem vários templates fáceis de usar no Canva, mas eu não os usei porque já tinha o que eu queria fazer em mente. 

Como você descobriu o Sellfy? Você mencionou que o fotógrafo e criador Sellfy Prince Meyson teve algo a ver com isso?

Vários dos criadores que eu adoro estão no Sellfy. Por exemplo, eu amo os presets e plug-ins do Ryan Nangle. Eles tornam a edição mais rápida e fácil para mim. Acho que ele foi o meu primeiro contato com o Sellfy. Mas eu realmente nãos sabia muito sobre o serviço além do fato de que ele é uma plataforma de e-commerce para venda de produtos digitais.

E também tem a Sorelle Amore, cujos presets eu encontrei no Sellfy. Então, a esta altura, era como uma mensagem subliminar. Mal sabia eu que acabaria criando e vendendo produtos digitais no Sellfy também.

Mas Prince Meyson foi definitivamente a principal pessoa que pegou no meu pé sobre a venda de produtos digitais. E foi assim que comecei a minha loja Sellfy.

Além dos seus criadores favoritos usarem o Sellfy, o que a levou a escolher nossa plataforma?

Eu tinha uma loja no Shopify, mas ele não é tão fácil de usar quanto o Sellfy. Quando você vende algo como produtos digitais, eu acho que as coisas têm que ser simples para que os clientes saibam como obter o que querem.

Eu acho que o Sellfy faz um ótimo trabalho simplificando o processo de compra. A experiência do usuário é tão simples que fica fácil conseguir altas taxas de conversão. É fácil para os clientes efetuarem pagamentos.

O Instagram da EfikZara faz link direto para a sua loja Sellfy.

Quais são os seus recursos favoritos no Sellfy?

É difícil dizer, porque eu adoro toda a plataforma. 

É realmente uma plataforma do tipo “sem estresse” e eu consigo entender porque tantas pessoas se sentem confortáveis em usá-la.

Mas se eu tivesse que escolher uma coisa, eu realmente gosto do recurso de analytics. Ele me ajuda a ver como estou me saindo e como os clientes estão interagindo.

Eu também gosto da ferramenta de e-mail analytics, especialmente porque não crio conteúdo sobre o meu calendário há meses. Mas mesmo para a alguém que está longe das redes sociais há algum tempo, consegui vender um número surpreendente de cópias depois de disparar o meu primeiro e-mail.

Outro recurso favorito é ser capaz de ver quantas vezes alguém baixou um produto. Então quando ele diz “access”, eu sei que o download foi provavelmente feito.

Na verdade, já aconteceram situações em que o cliente tentou me enganar e dizer que não conseguiu fazer o download. E então eu olho e vejo que eles estão fazendo o download em dias diferentes e, talvez, compartilhando o arquivo com outras pessoas. Então, geralmente quando eu os confronto com isso, a conversa termina imediatamente. 

Eu gosto do Sellfy porque ele protege os vendedores de atividades fraudulentas. E eu também gosto que o Sellfy facilita a restrição de downloads e a proteção da minha propriedade intelectual.

Como o Sellfy impactou a sua vida e negócios? 

No geral, tem sido ótimo. O Sellfy deixou minha vida bem mais fácil.

Há um tempo, eu estava lidando com o falecimento de alguns familiares, o que dificultou a minha presença nas redes sociais. Mas o fato de eu ainda conseguir uma receita sustentável, apesar das circunstâncias, foi muito positivo para mim.

Eu adoro poder receber pagamentos instantâneos no Sellfy.

Sei que se publicar um video, com certeza vou conseguir uma determinada quantia de dinheiro imediatamente. Então, ter este tipo de renda extra é ótimo, porque os YouTubers só recebem uma vez por mês, e é sempre no mês seguinte. Por exemplo, se eu faturar US $6.000 em janeiro, não verei este dinheiro até o final de fevereiro.

Como você promove os seus produtos? Qual a sua abordagem?

Marketing é algo que eu ainda estou aprendendo, mas, felizmente, existem vários recursos disponíveis na internet. Então, mesmo com o pouco de marketing que fiz, fiquei surpresa com os resultados e recepção positivos.

Existe uma retórica que eu vejo constantemente sobre como promover de forma eficaz. E é algo no sentido de que o marketing não deve ser jogado na cara das pessoas. Mostrar o que um produto pode fazer pelas pessoas é melhor do que simplesmente pedir que elas o comprem.

Então, geralmente, minha abordagem é demonstrar o que o meu produto pode fazer pelas pessoas.

Um dos vários vídeos sobre cuidados capilares disponíveis no canal da EfikZara no YouTube

Mesmo com os próximos vídeos que planejei, meu foco será o que eu posso fazer pelos outros. Eu realmente uso a maioria das minhas receitas na minha rotina diária, então é muito fácil demonstrar os resultados.

O que mantém você motivada como criadora de conteúdo?

Às vezes, pode ser um desafio, porque eu sou perfeccionista. O que mais me motiva é poder me expressar. Além disso, eu simplesmente adoro o processo criativo no geral e, especialmente, o feedback que recebo das pessoas. É um bônus adicional.

É muito gratificante receber mensagens positivas como “Uau, que livro lindo” ou “Adorei este calendário”, etc., de pessoas que compraram os meus produtos.

E quais os aspectos mais desafiadores de ser uma empreendedora criativa? Como você lida com isso?

Eu acho que graças a minha mãe, tenho um bom senso de negócios e sou capaz de cuidar de mim mesma. Mas, definitivamente, há coisas às quais eu sou naturalmente propensa, como me distrair ou pensar demais. Então, manter um equilíbrio entre estas tendências é talvez o meu maior desafio.

Para ser sincera, eu nem sempre consigo administrar cada parte da minha vida e negócios excepcionalmente bem.

Mas algo que aprendi com um dos meus mentores é que, ao invés de me limitar a uma coisa, eu devo me sentir confortável em reconhecer que sou multi-talentosa e que não há nada de errado em ir atrás de coisas diferentes porque tudo tem o seu momento

Além disso, sinto que as pessoas mais bem sucedidas nas redes sociais não necessariamente criativas. Elas apenas são ótimos na curadoria e organização de conteúdo.

Então, qual é a receita secreta para acertar nas redes sociais?

É definitivamente o meu conjunto de habilidades e a maneira como conceitualizo as coisas. Embora eu não seja tão ativa quanto os meus colegas, as pessoas continuam fiéis ao que estou divulgado devido à forma como eu faço as coisas. Trago algo diferente, costumo fazer o que não é necessariamente esperado.

Por exemplo, eu realmente gosto de fazer Instagram Reels porque eles são uma forma de conteúdo curto e posso me expressar facilmente e brincar com a edição através deles. 

O vídeo de EfikZara para o desafio #peruchallenge

Em particular, um dos vídeos que viralizou no ano passado é a música Peru do Fireboy. Então fiz um desafio rápido com ela, utilizando uma técnica edição realmente simples. Eu não esperava que isso se tornaria um desafio mundial. As pessoas nas redes sociais disseram: “Uau, isso é incrível. Como você faze isso?”

Muitas pessoas tentaram replicar o vídeo, mas só algumas conseguiram fazer isso corretamente. Então foi muito legal.

Quais conselhos você daria para alguém interessado em começar um negócio online?

Primeiro: seja fiel a quem você é. Sou o tipo de pessoa que está em grande sintonia com quem eu sou e isso me ajuda a me expressar de forma autêntica. E, porque sou fiel a quem eu sou, há pessoas que realmente valorizam isso.

Segundo: opte por qualidade ao invés de quantidade. Eu com certeza conseguiria lançar mais produtos digitais. Porém, mais importante do que ganhar dinheiro é lançar produtos eficazes e bonitos. Eu tento dedicar meu tempo a criação de coisas que realmente me deixem orgulhosa.

E por último: foque em agregar valor. É importante garantir que você está agregando valor ao que quer que você esteja lançando. Por exemplo, eu pergunto: “O que posso dar a esta pessoa que está se lamentando e perguntando como resolver seu problema capilar?”

Porque, especialmente para mulheres negras nos Estados Unidos, o cabelo é muito importante devido a nossa história traumática com ele. E eu entendo profundamente o que significa sentir que o seu cabelo não é suficiente. Então, lançar um produto para cabelo que seja útil e agregue valor é muito importante para mim, como uma mulher negra.

Há mais alguma coisa que você gostaria de acrescentar ou compartilhar?

Sinto que muitas pessoas criticam os criadores por monetizar seu conteúdo. Mas, ao mesmo tempo, anunciantes ganham dinheiro promovendo diversos produtos para as pessoas. Então, só acho que as pessoas têm o direito de monetizar o valor que agregam à sociedade.

Então, para outros criadores que se sentem hipócritas por ganhar dinheiro com coisas nas quais são bons, ninguém deve se sentir assim porque essas coisas podem agregar muito valor para outra pessoa. E valor que você agrega é fundamentalmente inestimável.

Aleksey é especialista em marketing de conteúdo na Sellfy. Ele adora usar a linguagem e o poder das palavras para tornar fascinantes até os tópicos mais áridos do comércio eletrônico. Usando sua formação em estudos literários e paixão pelas últimas tendências, ele cria conteúdo bem pesquisado e estruturado para inspirar outras pessoas e ajudá-las a expandir seus negócios de comércio eletrônico.