Paixão por fotografia transformada em carreira: como Kaiwan se tornou seu próprio chefe com o Sellfy

By Aleksey Haritonenko read
19 Sep, 2024
Paixão por fotografia transformada em carreira: como Kaiwan se tornou seu próprio chefe com o Sellfy

Kaiwan é um fotógrafo autodidata, que descobriu sua paixão na adolescência. Para aprimorar suas habilidades, inicialmente ele passou grande parte do seu tempo aprendendo Photoshop com vídeos no YouTube. Aos 16 anos, ele compartilhou sua primeira fotografia antes e depois em um grupo para fotógrafos e usuários do Photoshop no Facebook.

A reação foi tão positiva que o levou a criar seu primeiro tutorial de Photoshop no YouTube. Hoje, ele vende presets de fotografia em sua loja Sellfy para a sua audiência de mais de 237 mil seguidores no YouTube. Devido ao seu incrível sucesso, ele conseguiu abandonar a faculdade de TI para se dedicar a sua paixão por fotografia e cinematografia em tempo integral.

Kaiwan escolheu o Sellfy por sua facilidade de uso, interface simples e acessibilidade. Nesta entrevista, ele compartilha sua história inspiradora e como ele se tornou seu próprio chefe.

Fale um pouco sobre a sua experiência e como você descobriu a sua paixão.

Eu tenho 22 anos. Atualmente moro em Varsóvia, na Polônia, onde estudo cinematografia em uma escola de cinema. No entanto, nasci e cresci na região do Curdistão, no norte o Iraque.

Crescendo lá, fazer qualquer coisa relacionada a arte era um desafio, pois você não é muito respeitado, a menos que seja médico ou engenheiro. Mas eu sempre fui apaixonado por arte. Então, quando consegui minha primeira câmera e experimentei a fotografia, me apaixonei imediatamente e soube que estava no caminho certo.

Minhas primeiras fotos eram de qualquer coisa que eu pudesse fotografar. Minhas habilidades ainda eram limitadas, assim como a minha câmera. Eu não conseguia nem trocar as lentes. Então, eu precisava aprender Photoshop e manipulação de imagens. Fui para o YouTube e aprendi sozinho por alguns meses. Depois de aprender sobre o Photoshop, decidi mostrar minhas habilidades.

Entrei em um grupo chamado Photoshop and Photography no Facebook quando tinha 16 anos. Foi lá que postei minha primeira foto de antes e depois. Ela viralizou da noite para o dia e eu acordei com quase 120 pessoas me pedindo um tutorial.

Meu inglês era bem limitado naquela época e eu não sabia o que era um tutorial, mas resolvi tentar mesmo assim. Então eu gravei alguns vídeos e as pessoas adoraram e pediram mais. Foi a assim que a minha jornada no YouTube começou.

Canal do Kaiwan no YouTube

Como você descobriu o Sellfy e fez a sua primeira venda?

Em termos de ganhar dinheiro com anúncios no YouTube, são cerca de US$60 por mês, então eu precisava achar outro jeito de me sustentar.

Pesquisei um pouco sobre uma boa plataforma para começar. Então vi alguns criadores usando o Sellfy e me inspirei neles para desenvolver um produto. A ideia era começar a promover os meus produtos no YouTube. Eu estava no último ano do ensino médio na época e só conseguia pensar em criar um produto para ver no que ia dar.

Então, eu lancei o meu primeiro de produto de sobreposição em 2016 e o promovi no YouTube. Com o Sellfy eu consegui US $60 em algumas horas. Fiquei impressionado, porque isso equivaleu a um mês de trabalho no YouTube. Foi algo revelador para mim e que me levou a um nível totalmente novo de liberdade financeira.

Por que você escolheu o Sellfy ao invés de outras plataformas de e-commerce?

Eu realmente gostei de quão acessível o Sellfy era. Só precisei adicionar minha conta PayPal e começar a vender. Também adorei quão fácil era o processo de compra para os clientes, e quão fácil era lançar um produto para o vendedor. Eu comprei algumas coisas antes de abrir a minha loja online no Sellfy e vi quão fácil tudo era para o comprador. É simples. Se você quer algo, é só adicionar ao carrinho e comprar.

Diferente de outras plataformas, a interface de usuário do Sellfy não é confusa e não consome o tempo do comprador. É muito simples. Eu acho que essa é uma grande vantagem para o Sellfy e para o sucesso que alcancei com a plataforma.

Como você se promoveu e expandiu a sua audiência?

No início, eu criava tutoriais no YouTube apenas com texto e música. Mas depois comecei a usar minha própria voz e então alguns dos meus vídeos começaram a viralizar. Eu acredito que este foi o ponto de partida para mim. A maior parte da minha audiência é formada por fotógrafos iniciantes e os atraio com esses tutoriais. Eu tinha cerca de 20.000 inscritos quando comecei e agora tenho cerca de 237.000. O fato de eu ter conseguido fazer todas as minhas vendas organicamente é insano.

Eu costumava promover muitos dos meus produtos nos meus vídeos, mas agora eu só os promovo quando faz sentido. Por exemplo, eu vou fazer um vídeo de demonstração sobre como uma sobreposição o preset funciona. Se as pessoas gostarem do resultado, elas podem acessar o link na descrição e conhecer a minha loja Sellfy. Então o tráfego que eu recebo é bem orgânico.

Também promovi produtos no Instagram algumas vezes. Mas eu acho que o que realmente funciona para mim é o YouTube, porque é onde a minha audiência pode ver reviews de produtos mais extensas. Não posso postar tutoriais muito longos no Instagram, então só tenho como fazer reviews curtos. Mas apesar disso, eu acho que também consegui um pouco de tráfego no Instagram.

Qual a sua ferramenta favorita no Sellfy?

Uma das minhas ferramentas favoritas é o Store Customizer. Eu consegui criar um design bem elegante. Eu gosto da variedade de opões e de como você pode mudar o formato de certas coisas para que a sua loja fique com uma aparência única. Você consegue dar um toque individual e customizar a sua loja do jeito que quiser.

Kaiwan’s Sellfy store

Outra favorita é a ferramenta de e-mail marketing do Sellfy.

Com a ferramenta de e-mail marketing, eu coletei cerca de 100.000 contatos distribuindo brindes. Consegui mais de 1,3 milhão de visitas à minha loja Sellfy, então acho que essa é uma ótima estratégia de marketing.

Qual é a sua principal fonte de renda?

Por enquanto, minha principal fonte de renda é a venda de NFTs (uma forma de ativo digital cuja propriedade é registrada em um blockchain). 

Mas, até recentemente, o Sellfy era a minha principal fonte de renda.

Eu faturei quase US $70,000 só com o Sellfy e foi assim que consegui largar a universidade na região do Curdistão onde eu estava estudando TI. Se não tivesse uma boa renda passiva na época, eu não teria conseguido fazer isso. E eu também não teria tido a oportunidade de viajar para 14 países antes da pandemia. Eu me sinto abençoado e grato, pois agora posso ser meu próprio chefe.

Qual a lição mais importante que você aprendeu? 

Acho que seria: seja responsável com o seu negócio e não deixe o seu ego atrapalhar.

Muitas pessoas que se tornam bem-sucedidas e ganham bastante dinheiro acabam não sabendo o que fazer com o dinheiro. Elas não pensam em um plano adequado para sustentar o seu negócio e torná-lo ainda mais bem-sucedido. Então, eu acho que a maior lição que aprendi foi trabalhar e investir de volta no meu negócio.

Por exemplo, a parte do marketing foi um pouco difícil para mim. Então, se eu tivesse contratado outra pessoa para fazer isso por mim, eu poderia ter resolvido os meus problemas e crescido a partir daí. Então, reúna uma equipe ou encontre alguém para ajudar com as coisas que você não quer fazer e pense no longo prazo.

E embora o marketing seja um fator muito importante, o seu produto também precisa ser bom o suficiente para as pessoas acreditarem e investirem nele. Ninguém vai comprar algo se não conseguir ver o seu valor.

Confira o trabalho do Kaiwan no Instagram e no YouTube.

Aleksey é especialista em marketing de conteúdo na Sellfy. Ele adora usar a linguagem e o poder das palavras para tornar fascinantes até os tópicos mais áridos do comércio eletrônico. Usando sua formação em estudos literários e paixão pelas últimas tendências, ele cria conteúdo bem pesquisado e estruturado para inspirar outras pessoas e ajudá-las a expandir seus negócios de comércio eletrônico.