Como criar uma loja online e vender com o PayPal
Hoje eu vou mostrar como você pode criar a sua própria loja online habilitada para receber pagamentos via PayPal.
Por que o PayPal?
Primeiro, porque o PayPal é uma das plataformas de pagamento online mais populares do mundo.
O PayPal já possui mais de 254 milhões de usuários ativos e é utilizado por comerciantes e lojas de todos os tamanhos ao redor do mundo. A plataforma é uma opção de pagamento simples, que além de eliminar atritos no processo de vendas pode aumentar significativamente as suas taxas de conversão.
Segundo, o PayPal é muito fácil de configurar.
Você só precisa criar uma conta na plataforma com um endereço de e-mail válido e, geralmente, conectar o mesmo e-mail ao seu e-commerce ou colar um código HTML no seu site.
Mas vamos com calma. Antes de mais nada, vamos dar uma olhada no que você precisa saber antes de começar a aceitar pagamentos pelo PayPal!
Como abrir uma loja online
Antes de poder usar o PayPal, você vai precisar de uma vitrine e de um carrinho de compras virtuais.
Você tem duas opções:
- Programar a sua própria loja
- Usar uma plataforma de e-commerce
Programando a sua própria loja
Se você já tem experiência técnica, ou está disposto a pagar um profissional, tentar criar uma loja online do zero é sempre uma opção.
Isso significa que você será 100% responsável pelo visual e funcionamento do seu site. Você também não vai precisar pagar as taxas mensais que as plataformas de e-commerce costumam cobrar.
No entanto, antes de começar a programar, considere o seguinte:
- Os requisitos da sua loja são tão únicos que as soluções existentes no mercado não são capazes de atendê-los? (Tem certeza?)
- Você está disposto a lidar com todos os detalhes técnicos de uma loja online?
- Você tem tempo suficiente para dedicar a este projeto?
- Se você não tem experiência técnica, você tem dinheiro sobrando para pagar um profissional?
Se a resposta é não para pelo menos uma dessas perguntas, programar a sua própria loja pode não valer a apena. Felizmente, existe outra solução.
Usando uma plataforma de e-commerce
A melhor alternativa para quem não tem tempo, dinheiro ou experiência suficiente para programar uma loja online do zero é usar uma plataforma de e-commerce.
A maioria das plataformas de e-commerce não exigem muito conhecimento técnico, pois oferecem ferramentas integradas e todos os recursos necessários para que vendedores não precisem lidar com toda a parte complicada que acontece no back-end.
Existem diversas opções no mercado entre as quais escolher. Tudo vai depender das suas necessidades e do tipo de produto que você quer vender.
Por exemplo, se você está à procura de uma solução com configuração rápida e fácil, o Sellfy é a melhor escolha.
Isso porque a plataforma:
- Permite a venda de produtos físicos e digitais.
- Possui uma das interfaces mais simples e fáceis de usar.
- Oferece diversas ferramentas de marketing integradas para ajudar os vendedores a maximizarem suas vendas, incluindo upselling, e-mail marketing e descontos.
- Com funcionalidade “incorporar”, permite que você transforme qualquer website em uma loja online em questão de segundos.
- Com ferramenta Analytics, oferece aos vendedores todos os insights necessários para ajudá-los a expandir as suas vendas.
É por estes motivos que milhares de artistas experientes e iniciantes já utilizam o Sellfy para vender e-books, música, vídeos, imagens, presets e outros 101 tipos de produto digital.
Enquanto isso, se você está pensando em vender produtos tangíveis, existem várias outras plataformas de e-commerce e marketplaces entre os quais escolher.
Como configurar pagamentos pelo PayPal
Independentemente da opção que você escolher – programar seu próprio site ou usar uma plataforma de e-commerce – você vai precisar de um serviço de processamento de pagamentos para que tudo possa funcionar.
Como já mencionado, o PayPal é provavelmente a maneira sais rápida e fácil de começar a aceitar pagamentos online.
Veja como conectar a sua conta PayPal a sua loja Sellfy passo a passo:
Passo 1: Abra uma conta Sellfy
Acesse o site Sellfy.com e clique em “Start free trial” para experimentar o serviço gratuitamente por 14 dias. Você pode se cadastrar com o seu endereço de e-mail ou utilizando as suas credenciais do Gmail.
Passo 2: Abra uma conta PayPal
Acesse o site Paypal.com e clique em “Criar conta”. Em seguida escolha entre as opções “Para mim” ou “Para o meu negócio”. (Leia sobre as diferenças aqui)
O próximo passo é preencher as informações solicitadas pela plataforma. O endereço de e-mail utilizado será o seu nome de usuário PayPal.
Passo 3: Conecte a sua conta Sellfy ao PayPal
Faça o login na sua conta Sellfy, acesse as configurações em “Store settings” e encontre a seção “Payment settings”. No campo PayPal, cole o seu nome de usuário PayPal, ou seja, o e-mail utilizado na abertura da conta.
Agora você está pronto para começar a aceitar pagamentos pelo PayPal!
Em conclusão
Aqui estão as duas coisas mais importantes que você aprendeu hoje:
Primeiro: construir a sua própria loja em uma plataforma de e-commerce como o Sellfy é a forma mais fácil e econômica de começar a vender produtos online. Os dias em que lojas e vendedores precisavam programar seus próprios websites de vendas felizmente ficaram para trás!
E segundo: começar a aceitar pagamentos pelo PayPal em sua loja Sellfy é super fácil. Tudo fica pronto em três passos simples. Literalmente! E a melhor parte é que as pessoas conhecem e confiam no PayPal, o que é extremamente importante para as suas taxas de conversão.