Como criar presets no Lightroom para vender (desktop + mobile)
Table of Contents
Você já navegou pelo feed do Instagram e se perguntou como aquele influencer de viagens com milhares de seguidores faz suas fotos ficarem tão boas? Ele provavelmente não usa os filtros do Instagram.
Mas o que ele usa então? Algum software de edição de imagens? Outro aplicativo, talvez? A resposta é que ele provavelmente usa as predefinições do Lightroom, mais conhecidas como presets.
Quer você já tenha ouvido falar de presets ou não, é uma boa ideia continuar lendo, pois estou prestes a lhe contar como ganhar dinheiro com isso. Os presets do Lightroom estão obviamente em alta demanda, pois fazem o feed das pessoas ficarem lindos.
A seguir, explicamos tudo o que você precisa saber sobre como criar e vender presets do Lightroom.
O que são presets do Lightroom?
Simplificando, os presets do Lightroom são filtros de imagem usados para editar fotos no Adobe Lightroom. As pessoas usam os presets para melhorar luz, contraste, sombra, cor, brilho e mais em suas fotos. Os presets dão as imagens uma aparência de alta qualidade com apenas um clique e é por isso que eles estão em alta demanda.
Diferente dos filtros do Instagram, os presets são um nível de edição mais sofisticado que permite mudanças individuais sem que a qualidade da imagem seja perdida.
Outra grande diferença é que os filtros do Instagram são bem limitados em variedade. Os presets do Lightroom, no entanto, são completamente únicos. É por isso que as pessoas disponibilizam seus presets online — de forma paga ou gratuita — ou criam presets únicos para dar destaque as suas imagens.
Dá para ganhar dinheiro vendendo presets do Lightroom?
A resposta simples é sim! Se você souber criar e comercializar presets do Lightroom, esta pode ser uma ótima fonte de renda. Muitos criadores Sellfy fazem sucesso fazendo isso. Você só precisa das habilidades certas, prática é um pouquinho de talento artístico.
Claramente há demanda no mercado para filtros que não sejam tão genéricos quando aqueles utilizado por quase todo mundo nas redes sociais. Sabemos que influenciadores, fotógrafos, blogueiros de viagens e outros utilizam presets do Lightroom. Sinceramente, esta é provavelmente uma das razões por que estas pessoas têm tantos seguidores; seus feeds são visualmente impressionantes!
Pronto para descobrir como criar presets no Lightroom para vender? Continue lendo.
Defina que tipo de preset que você deseja criar
Antes de começar, considere os tipos de presets que você deseja criar e vender. A variáveis básicas que definem a aparência de um preset são:
- Exposição
- Contraste
- Temperatura
- Pretos e brancos
- Realces
- Ajustes de cor
- Correções
Agora tudo o que você precisa fazer é salvar o preset e dar um nome a ele, certo? Essa é a parte fácil. O grande desafio é descobrir como criar presets pelos quais as pessoas estão dispostas a pagar.
Então como saber o que realmente diferencia um preset dos outros? A seguir, explicaremos como os seus presets podem ter um tom ou angulo diferente, pertencer a um nicho em específico ou se aplicar a condições singulares.
Encontre um estilo e tom únicos
Uma das formas mais fáceis de determinar o seu estilo é olhar para o seu portfólio. Qual é o tom geral das suas fotos? Que emoções elas evocam? As cores e tons são escuros e melancólicos ou, pelo contrário, suaves e brilhantes?
O The Nostalgia Movement, por exemplo, tem uma estética fotográfica bastante dark e retrô. Seus presets do Lightroom refletem um estilo temperamental.
Outro exemplo é a fotógrafa Sorelle Amore, que descreve seu estilo de fotografia e edição como “único, sombrio, temperamental, meio vintage e hipster para caramba”. Ela faturou mais de US $25 mil depois que começou a vender presets na sua loja Sellfy!
Escolha a sua especialidade
A sua especialidade pode ser tudo aquilo que você ama ou faz de melhor como fotógrafo. Por exemplo, se você gosta de retratos, uma boa ideia é vender presets com foco no ajuste de fotos em close-up.
Ou, se você prefere aprimorar fotos de paisagens (ajustar a luz de fotos de natureza, ou algo do tipo, por exemplo), que tal criar presets que reflitam o estilo que mais o atrai? Dessa forma, além de se divertir durante o processo de criação, você também vai garantir que seu produto reflita a sua especialidade.
Exemplo de criador Sellfy: Retratos criados por Keydrin Franklin.
Para atrair o público certo, você também pode criar presets baseados em temas, configurações e até mesmo criadores em específico. Por exemplo, você pode criar ótimos presets para:
- Fotógrafos profissionais
- Fotografia culinária
- Casamentos
- Retratos ao ar livre
- Fotografia imobiliária
- Mobile
Crie presets para configurações e condições específicas
Fotógrafos amadores frequentemente enfrentam problemas relacionados a edição excessiva e a subexposição de suas imagens. Por este motivo, os presets que visam corrigir ensaios fotográficos problemáticos sempre estarão em alta demanda. Você pode criar presets para fotos tiradas sob luz solar direta (superexposição) ou para aquelas tiradas durante o pôr do sol, dias nublados e à noite (subexposição).
O fotografo Creative Ryan é uma ótima fonte de inspiração. Ele ensina como fazer certas cores se destacarem em seu canal no YouTube. Ele também cria presets para cenários e locais específicos. Os presets disponíveis em sua loja Sellfy têm nomes que refletem temas urbanos, como Miami Lightroom Presets, LA Lightroom Presets, etc.
Crie presets para nichos específicos
Você gosta de combinar fotografia com um hobby em específico? Ótimo! Considere criar presets que se encaixam com os seus interesses. Quanto mais específico você for, melhor.
Alguns exemplos de nichos específicos incluem viagens, casamentos, moda, esportes, música, eventos, etc. A criadora Megan Hein, por exemplo, oferece presets que ajudam fotógrafos de casamento a realçar retratos e a dar um tom mais romântico a fotos de casais.
Como criar presets no Lightroom
Você pode usar o aplicativo móvel gratuito do Lightroom para criar presets para uso pessoal. Para monetizar o seu trabalho, no entanto, você vai precisar da versão para desktop (Lightroom Classic CC). Para fazer isso, visite o site oficial da Adobe e adquira o Lightroom separadamente ou como parte do plano Fotografia por R$ 43,00/mês.
1. Faça o upload de uma foto no Lightroom
Se você tiver o Photoshop, o primeiro passo é redimensionar as suas fotos de grande para pequeno usando a opção Salvar para web. Isso vai garantir que seus clientes não recebam arquivos DNG muito grandes. Para preparar a sua foto:
- Abra a imagem no Photoshop.
- Clique em Arquivo > Exportar > Salvar para web.
- Defina o tipo de arquivo como JPEG e a qualidade como 50.
- Ajuste o tamanho da imagem (largura recomendada: 1500 px).
- Para qualidade, escolha Bicubic Smoother.
- Salve a imagem e abra o Lightroom.
- Selecione a imagem para edição no modo Biblioteca.
- Clique em Revelação no topo da tela.
2. Edite a foto no Lightroom
Agora diversão começa — é hora de editar a sua imagem! Você pai perceber rapidamente que pode transformar qualquer foto em uma obra-prima, independentemente da câmera utilizada. Tudo o que você precisa é dominar o processo de edição do Lightroom!
Para ajudar você a criar as melhores imagem, aqui está um resumo de todas as configurações disponíveis:
- Para ajustar o brilho da imagem, clique em Auto no painel Básico.
- Para clarear ou escurecer toda a imagem, arraste o controle deslizante Exposição.
- Para ajustar áreas escuras, arraste o controle deslizante Sombra.
- Para ajustar áreas claras, use o controle Realces.
- Para otimizar textura e detalhes, use o controle Claridade.
- Para suavizar a imagem, arraste o controle Claridade para a esquerda.
- Para ajustar o embotamento, deslize o controle Contraste para a direita.
- Para realçar as cores, arraste o controle Vibração para a direita.
- Para ajustar a temperatura da imagem, use o controle Temp.
Lembre-se também de sembre desfazer ajustes clicando no ícone de histórico para recuperar versões mais antigas. Outra opção é pressionar Control + Z (Windows) ou Command + Z (Mac) para desfazer dições.
Finalmente, eu recomendo que você brinque com estas configurações até alcançar o look desejado!
Para evitar a edição excessiva, tente não exagerar na Exposição e Saturação da sua foto.
3. Salve e de nome aos presets
Esta é uma etapa bastante simples e direta: salvar e dar um nome aos seus presets. Para fazer isso, siga as seguintes instruções:
- Clique no ícone + próximo a Predefinições (localizado no topo da tela).
- Clique em Criar Predefinição (uma janela pop-up será exibida).
- Dê um nome ao seu preset (ex.:. “Preset de casamento”, “Claro & Limpo”, etc.).
- Clique no menu Grupo para escolher ou criar um grupo para o seu novo preset.
- Clique em criar e pronto!
4. Exporte os presets e crie um arquivo zip
Seus presets estão prontos! Agora só falta uma etapa para você terminar: a exportação. Para exportar o seu preset siga as seguintes instruções:
- Clique em Arquivo > Exportar com predefinição > Exportar para DNG.
- Selecione a pasta para a qual o preset será exportado.
- Crie um arquivo .zip para poder vender o seu preset online.
Como vender presets do Lightroom?
Agora que você já sabe como criar presets no Lightroom e, com sorte, encontrou o seu estilo é hora de seguir para o próximo passo: aprender como vender presets do Lightroom online. Vamos lá!
1. Prepare seus pacotes de presets
Antes de mais nada, considere como comercializar os seus presets. Recomendamos que você inclua variações da mesma edição com um mesmo tema em um único pacote. Isso vai dar aos seus clientes diferentes alternativas aplicáveis, aos invés de um único preset que precisaria ser ajustado manualmente.
Também é importante que os seus presets representem um tema, como inverno, paisagens, vintage, por exemplo.
2. Configure uma loja Sellfy
Se você já possui um site de fotografia ou um portfólio, tudo o que você precisa fazer é adicionar uma ferramenta de venda online a eles para começar a vender seus presets. E a forma mais fácil de fazer isso é com uma plataforma de e-commerce como o Sellfy!
O Sellfy foi desenvolvido especificamente para a venda de produtos digitais como os presets do Lightroom. A configuração é tão simples que você pode criar a sua loja, customizá-la de acordo com as suas preferência e fazer o upload de quantos produtos você quiser em poucos minutos!
Você também pode incorporar sua lista de produtos em qualquer lugar online, adicionando funcionalidade como “Adicionar ao carrinho” ou “Comprar agora” ao seu site, ou usar o Sellfy como o seu único domínio.
Outros benefícios oferecidos pelo Sellfy incluem:
- Pagamentos instantâneos — receba sempre que completar uma venda!
- Impressão sob demanda — se você quiser expandir o seu negócio, oferecemos toda a estrutura para que você venda seu próprio merchandising.
- Produtos ilimitados — venda quantos produtos quiser e faça o upload de arquivos de até 5 GB.
- Sem taxas escondidas — pague apenas uma taxa fixa mensal no plano que melhor atender as suas necessidades.
- Configurações avançadas de IVA e impostos — uma funcionalidade que será 100% útil quando você começar a vender online.
- Atendimento premium — o Sellfy sempre foi elogiado por seus ótimos serviços de atendimento ao cliente 24h.
- Ferramentas de marketing integradas — feitas para criadores que como você precisam anunciar seus produtos.
Eu poderia continuar, mas estes são alguns dos benefícios mais legais oferecidos pelas lojas Sellfy! Pronto para abrir a sua? Então siga as seguintes instruções:
- Inicie um teste grátis de 14 dias ou assine um dos planos pagos. Existem três planos de assinatura disponíveis para a venda de produtos digitais.
- Após verificar o seu e-mail, faça o login na sua conta e acesse a seção Products para escolher um tipo de produto (no seu caso, digital) e faça o upload dos seus pacotes de presets.
- Customize a sua loja, prepare pequenas descrições de produtos e adicione algumas boas imagens que mostrem os seus presets.
3. Dê preços razoáveis aos seus presets
Você também vai precisar decidir o preço dos seus presets. Alguns fotógrafos acham essa parte difícil, mas não precisa ser. Em média, criadores Sellfy bem sucedidos oferecem pacotes de 12 a 15 presets pelo preço de $25.
No entanto, se você está apenas começando e quer testar o seu produto, pode ser uma ideia definir um preço abaixo da média de mercado. Ou, alternativamente, começar com uma oferta gratuita e depois disponibilizar um pacote premium pago para venda.
Alguns criadores, como Sverre Glomnes, também permitem que seus seguidores paguem o que quiserem por seus produtos (uma opção conhecida como pague-quanto-quiser, ou pay-what-you-want).
4. Anuncie e promova os seus presets
Agora é hora de explorar as ferramentas de marketing integradas do Sellfy para aproveitar ao máximo a sua assinatura. Como os presets do Lightroom têm como principal público pessoas interessadas em fotografia, o Instagram será o seu principal canal de marketing. Confira o nosso artigo sobre como vender no Instagram ou siga estas dicas para alcançar mais pessoas:
- Seja fiel ao seu nicho e estilo para que seus seguidores reconheçam a sua marca. Por exemplo, se você oferece presets para fotos de paisagem, mostre isso no seu feed no Instagram. Se você trabalha com vários tipos de presets, disponibilize-os um por um e ajuste o seu conteúdo adequadamente. (ex.: mude o tema das suas fotos uma vez por mês).
- Adicione um link para a sua loja à sua bio. Adicione um call-to-action (ex.: “Obtenha presets do Lightroom aqui”) e encaminhe seus seguidores para o link adicionando a frase “link na bio” às legendas dos seus posts e Stories.
- Interaja com os seus seguidores respondendo a comentários na sua página e deixando comentários nas postagens deles. Uma boa tática é fazer isso logo antes de postar uma nova foto.
- Use até 5 hashtags relevantes para cada post. Interaja com outros posts marcados com as mesmas hashtags.
- Descubra o melhor horário para postar. Se você possui uma conta profissional, utilize a aba Insights para descobrir quando o seu público está mais ativo.
- Adicione links aos seus Stories para atrair mais tráfego para o seu site (esta opção está disponível apenas para usuários com mais de 10 mil seguidores).
- Use o Instagram Shopping para anunciar lançamentos de produtos.
Prepare-se para ganhar dinheiro vendendo presets do Lightroom!
Agora você já sabe como usar as suas habilidade de edição e como monetizar a sua criatividade ajudando outras pessoas com as dores da pós-produção. Para arrebentar nas vendas, siga essa fórmula simples:
- Crie presets que reflitam as suas paixões e preferências.
- Considere que tipo de público você deseja atingir.
- Anuncie seus presets com as ferramentas de marketing integradas do Sellfy!
E pronto! Logo você vai perceber que as longas horas investidas na criação de presets compensam na forma de $$$ na sua conta!