De hobby a carreira de cineasta: Como David construiu um negócio online vendendo sobreposições de filmes para a sua audiência no YouTube

By Aleksey Haritonenko read
21 Sep, 2024
De hobby a carreira de cineasta: Como David construiu um negócio online vendendo sobreposições de filmes para a sua audiência no YouTube

De hobby a carreira de cineasta: Como David construiu um negócio online vendendo sobreposições de filmes para a sua audiência no YouTube

David Killingsworth é um YouTuber e cineasta de sucesso que sempre foi apaixonado pela produção de vídeos. 

Ele é mais conhecido por criar ativos digitais, como sobreposições, transições e efeitos com luz que ajudam outros editores de vídeo a dar aquele visual mais hollywoodiano ao seu conteúdo. 

David começou a vender online e a ficar famoso após criar seu primeiro pacote de efeitos de luz como um “obrigado” por todo o apoio que ele recebeu da comunidade online.

Desde então, ele tem vendido pacotes de sobreposições para uma audiência de mais de 28,9 mil seguidores no YouTube, com o objetivo de sustentar a sua família. Ele já foi até mesmo contatado por uma agência da Netflix!

David descobriu o Sellfy através de Peter McKinnon, outro YouTuber e criador Sellfy famoso, e rapidamente se apegou a plataforma graças à sua facilidade de uso e ótima equipe de suporte.

Continue lendo para saber mais sobre a jornada do David e como ele construiu uma comunidade online estrategicamente, sem possuir nenhum conhecimento prévio sobre marketing.

Que tipo de criador você é?

Eu faço sobreposições de filmes. Ou seja, é compro filmes antigos, faço a sua digitalização e manipulação, e então os faço ficar com o visual que eu quiser.

Eu lido com produção de vídeo como um hobby desde a infância. Sempre gostei de criar e inventar coisas e sempre quis ter o meu próprio negócio. 

Foi só há alguns anos que comecei a criar sobreposições e tudo começou com um comentário no YouTube.

Think Make Push, a página do David no Instagram

Eu criei uma sobreposição apenas para agradecer a comunidade e alguém postou um comentário dizendo: “Você deveria pensar em cobrar por esse tipo de coisa.”

E essa foi a primeira vez que pensei em ganhar dinheiro com sobreposições de filmes. Então eu criei mais algumas e comecei a cobrar por elas. Fiquei sinceramente surpreso que as pessoas estavam dispostas a pagar por isso.

O que você fazia antes de começar a trabalhar com sobreposições de filmes?

E fazia muitos vídeos de família e casamento. Moramos no Alabama por alguns anos e tínhamos uma empresa de filmagens de casamento que fazia bastante sucesso. Depois, trabalhei em uma emissora de TV fazendo produção de vídeo. Então, provavelmente já se passaram cerca de 15 ou 20 anos desde que comecei a trabalhar com produção de vídeo.

Como você criou e vendeu o seu primeiro produto?

Eu publiquei minha primeira sobreposição no YouTube. Fiz o upload do produto no Dropbox e depois postei o link para que as pessoas pudessem fazer o download. 

Também construí um website com o Google Sites e depois adicionei um link para o PayPal, o que não era tão fácil de usar. Mas essa foi a primeira vez que alguém realmente comprou um produto meu. 

Percebi rapidamente que o site não ia ser o suficiente. Eu precisava de algo melhor, pois ele não tinha um bom visual e eu não conseguia configurar as coisas do meu jeito.

Eu sabia que precisava deixar o processo de compra mais fácil para as pessoas. Então, foram muitas tentativas e erros até eu descobrir o melhor jeito de fazer isso.

Quando você começou a usar o Sellfy?

Eu acho que foi quando comecei a cobrar entre US$20 e US$50. Eu não queria pagar nada do bolso. Queria usar o dinheiro que gerava para pagar por outra opção. Então esperei até ter receita suficiente e comecei a procurar outras soluções. 

Eu acho que Peter McKinnon, outro YouTuber e cineasta, tinha uma loja na plataforma, e essa foi a primeira vez que ouvi falar do Sellfy. Achei que se ele usava esta plataforma, ela devia ser muito boa.

Então, eu comecei a pesquisar e comparar o Sellfy a outras soluções. Comecei o teste grátis, configurei tudo e funcionou. Minhas vendas aumentaram imediatamente depois disso.

Ficou bem mais fácil para as pessoas passarem pelo processo de checkout. Então fiquei convencido com o teste grátis.

A loja Sellfy do David

Como você construiu a sua audiência e a transformou em clientela?

Essa parte foi difícil porque eu não tinha formação em marketing e não era uma personalidade do YouTube. Ninguém sabia quem eu era e eu não era bom com as redes sociais.

Mas eu sabia que o YouTube era o caminho certo porque imaginei que era onde a audiência estaria passando mais tempo.

Imaginei que sempre que alguém procurasse por sobreposições de filmes, meu trabalho deveria aparecer. E isso foi antes de eu entender qualquer coisa sobre palavras-chave de SEO.

Eu disse a mim mesmo que criaria tantas sobreposições que o YouTube não teria escolha a não ser mostras as minhas. Então eu comecei a fazer novos uploads toda semana e aos poucos fui ganhando visualizações.

E sempre que alguém comentava, eu fazia questão de dar uma resposta atenciosa. Foi assim que construí a minha audiência.

Como você divide o seu tempo entre a administração da sua loja e outros projetos?

Eu ainda filmo casamentos de vez em quando e também tenho um emprego em tempo integral em uma emissora de TV diferente, onde faço produção de vídeo.

Mas tenho um número específico em mente. Se um dia eu atingir este número de forma consistente no Sellfy, poderei considerar a possibilidade de lagar o meu emprego e fazer isso em tempo integral.

Qual a sua parte favorita de administrar um negócio online?

Minha parte favorita é saber que as pessoas gostam das coisas que eu crio o suficiente para gastar seu suado dinheiro com elas. E depois, é ver meus YouTubers favoritos usando as minhas sobreposições em seus vídeos.

Um LUT de fime cinematógráfico no canal do David no YouTube.

É um sentimento muito legal ver o meu trabalho sendo usado. E fui até contatado por uma agência da Netflix perguntando se eles podiam usar minhas sobreposições em um novo documentário em que eles estão trabalhando.

E qual é a parte mais desafiadora?

Sou um perfeccionista que está sempre mudando as coisas, pois quero que tudo esteja perfeito antes de ser lançado. Mas isso não é algo realista. Nada seria lançado se eu fizesse isso o tempo todo.

Mas seguir um cronograma é mais importante do que perfeição. Eu defini uma política de upload rígida apara mim mesmo no YouTube, por exemplo. Posto toda a quarta-feira às nove horas, e esse é o meu cronograma.

Como você se mantém motivado?

As pessoas querem consistência no YouTube, então simplesmente crio um cronograma e me forço a segui-lo.

O YouTube é onde eu direciono a audiência para a minha loja Sellfy. Então, posto um novo vídeo toda quarta-feira de manhã e tenho feito isso nos últimos dois anos.

Quando você sabe que as pessoas esperam algo de você, isso vira um prazo. É assim que eu vejo as coisas.

Tenho alguns seguidores que vão comentar “First” assim que eu postar um vídeo. Então eu sei que tem gente esperando eu postar alguma coisa e isso é uma sensação boa.

Qual foi o impacto do Sellfy na sua vida e no seu negócio?

Então, quando eu ainda filmava casamentos, isso tomava muito do meu tempo livre. E, claro, tenho uma esposa e três filhos, então eu nunca conseguia passar muito tempo com eles. 

Quando eu finalmente comecei a criar sobreposições e vendê-las com o Sellfy, foi ótimo porque eu pude dedicar quantas horas fossem necessárias a sua criação. Com o trabalho feito, eu podia continuar a vendê-lo e, ao mesmo tempo, começar a trabalhar no próximo projeto.

A criação de produtos digitais liberou muito mais do meu tempo para minha família. Também liberou tempo para que eu aprendesse sobre marketing e como aumentar a minha audiência.

Então, é ótimo ter uma renda extra. Estamos trabalhando para quitar a nossa casa e tudo mais rapidamente. E sem o Sellfy, não seriamos capazes de fazer isso.

Transições de sobreposição disponíveis na loja Sellfy do David

Do que você mais gosta no Sellfy?

A primeira coisa que vem à mente é a equipe de suporte. Eu adoro o suporte.

Houve momentos em que tive problemas técnicos ou em que eu não sabia como fazer alguma coisa, então enviei uma solicitação de ajuda. Sempre recebi a resposta em apenas algumas horas. A sua equipe é sempre muito prestativa.

Outras empresas não têm o mesmo sistema de suporte. Eu envio o pedido de ajuda e talvez demore dias até que eu receba uma resposta. Então, isso é algo que eu sempre apreciei no Sellfy: quão rápido e útil é o suporte.

Quase me sinto parte da equipe por que vocês sempre se esforçam para me ajudar a encontrar soluções.

Outra coisa que eu gosto no Sellfy é a facilidade de uso. A curva de aprendizado não é íngreme. Você pode se inscrever e começar a criar o seu website imediatamente. Então, eu sempre recomendo o Sellfy para os meus amigos.

Eu também gosto do fato de que o Sellfy não toma uma porcentagem das vendas. Existem três níveis diferentes, mas, no geral, não importa se você ganha muito ou pouco, porque o Sellfy não se aproveita disso.

Qual o seu recurso favorito no Sellfy?

A ferramenta de upselling é provavelmente a minha favorita. Como eu disse, eu não tenho experiência em marketing e esta foi a primeira vez que eu ouvi falar em upselling. Então quando eu investiguei e experimentei, pensei: “Uau, isso é ótimo”. 

Que conselho você daria a outros criadores?

Apenas faça. Pare de pensar muito e pare de tentar fazer tudo certo. Você só precisa terminar o seu site, lançar o produto e começar a tentar divulgá-lo para as pessoas.

Lembre-se de que grandes números têm poder. Eu sabia desde o começo que precisava de um grande público. Eu não sabia como alcançá-lo, mas, de alguma forma, sabia que isso se traduziria em vendas.

Então, você só precisa expandir a sua audiência e, eventualmente, você vai conseguir.

Além disso, não importa quão pequeno ou grande seja o seu nicho, apenas acredite que existem muitas pessoas ao redor do mundo interessadas no seu produto.

Muita vezes eu ouço que algumas coisas estão supersaturadas porque exitem muitas pessoas fazendo o mesmo. Mas você não está vendendo apenas na sua comunidade ou no seu país. É para o mundo todo e tem muita gente ao redor dele.

Eu nunca imaginei que estaria ganhando tanto dinheiro quanto ganho agora.

Aleksey é especialista em marketing de conteúdo na Sellfy. Ele adora usar a linguagem e o poder das palavras para tornar fascinantes até os tópicos mais áridos do comércio eletrônico. Usando sua formação em estudos literários e paixão pelas últimas tendências, ele cria conteúdo bem pesquisado e estruturado para inspirar outras pessoas e ajudá-las a expandir seus negócios de comércio eletrônico.